Tiragem de Runas

Tiragem de runas nórdicas

A palavra runa, que significa mistério ou segredo, é usada no alfabeto Elder Futhark. Este antigo sistema de escrita consiste em 24 runas e foi amplamente utilizado pelas tribos germânicas do norte da Europa antes da Era Viking.

Origem do Elder Futhark

No centro do cosmos nórdico está a grande árvore Yggdrasil. Os ramos superiores de Yggdrasil abrigam Asgard, o lar e fortaleza dos deuses e deusas Aesir, dos quais Odin é o chefe.

Yggdrasil surge do Poço de Urd, um poço cujas profundezas insondáveis ​​abrigam muitas das forças e seres mais poderosos do cosmos. Entre esses seres estão as Nornas, três donzelas sagazes que criam o destino de todos os seres. Uma das técnicas mais importantes que eles usam para moldar o destino é gravar runas no peito de Yggdrasil. Os símbolos então carregam essas intenções por toda a árvore, afetando tudo nos Nove Mundos.

Wodan, mais conhecido como o deus Odin, observava as Norns de seu assento em Asgard e invejava seus poderes e sabedoria. E ele direcionou sua vontade para a tarefa de conhecer as runas.

Como o lar das runas fica no Poço de Urd com as Norns, e como as runas não são reveladas a ninguém além daqueles que provam ser dignos de tais conhecimentos e habilidades terríveis, Odin se enforcou em um galho de Yggdrasil e se perfurou com seu lança e olhou para as águas sombrias. Ele proibiu qualquer um dos outros deuses de lhe conceder a menor ajuda, nem mesmo um gole de água. E ele olhou para baixo, e olhou para baixo, e invocou as runas.

Ele sobreviveu nesse estado, oscilando no precipício que separa os vivos dos mortos, por nada menos que nove dias e nove noites. No final da nona noite, ele finalmente percebeu formas nas profundezas: as runas! Eles aceitaram seu sacrifício e se mostraram a ele, revelando não apenas suas formas, mas também os segredos que estavam dentro delas. Tendo fixado esse conhecimento em sua memória formidável, Odin encerrou seu teste com um grito de alegria.

Odin deu as runas aos outros deuses e à humanidade.

Heimdall, disfarçado de Rig, viajou pelo mundo moldando a civilização em suas andanças. Em suas andanças, ele também ensinou à humanidade o conhecimento das runas.

Atualmente as runas são usadas para adivinhação, mas também têm outras funções, como talismã, amuleto (sozinho ou em combinação conhecido como «Bind Runes»), falar ou cantar como parte de um feitiço e como escrita.

O significado de cada runa

Antes de falar sobre cada um deles, é preciso destacar que cada um pertence a um Aett, que significa família, clã, dinastia ou geração. Há um total de 3 Aett de 8 runas

O Primeiro Aett (O Aettir de Freyja/Freyr) representa o ‘Ciclo da Vida’.

Fehu

Uruz

Thurisaz

Ansuz

Esta runa pertence ao primeiro Aett, sendo a primeira runa. Está associado à riqueza, abundância, sucesso e segurança, bem como à fertilidade.

A segunda runa do primeiro Aett é um símbolo de poder, bravura, potencial ilimitado e liberdade.

A terceira runa do primeiro Aett está associada à reação, defesa, conflito e regeneração.

A quarta runa do primeiro Aett simboliza conversação, compreensão e inspiração.

Raidho

Kenaz

Gebo

Wunjo

Viagem, ritmo, espontaneidade, crescimento e opções estão relacionados a esta runa, que é a quinta runa do primeiro Aett.

A sexta runa do primeiro Aett é um símbolo de percepção, originalidade, inspiração, crescimento e vitalidade.

A sétima runa do primeiro Aett representa harmonia, reciprocidade, parceria, generosidade e conexões interpessoais.

A última runa do primeiro Aett representa alegria, satisfação, perfeição, prosperidade, recompensa e realização.

O Segundo Aett (O Aettir de Hagal) representa as forças externas impostas a nós. Na maioria dos casos estes não são governados pela inteligência, mas pelas forças da natureza.

Hagalaz

Nauthiz

Isa

Jera

A primeira runa do segundo Aett simboliza oportunidades, mudanças radicais e desafios.

Esta segunda runa do segundo Aett é a runa da necessidade, representando confinamento, luta, determinação, tenacidade e autoconfiança.

Esta terceira runa do segundo Aett é gelo. Representa intuição e aumento da consciência.

A quarta runa do segundo Aett representa conquista, transformação, colheita e recompensas.

Eihwaz

Perthro

Algiz

Sowilo

A quinta runa do segundo Aett simboliza equilíbrio, iluminação e morte.

A sexta runa do segundo Aett está associada ao destino, acaso, determinação e mistérios.

A sétima runa do segundo Aett é um símbolo de instinto, proteção e defesa.

A última runa do segundo Aett representa Saúde, honra, vitória e realização.

O Terceiro Aett (O Aettir de Tyr), o último conjunto de runas são as forças internas que nos ajudam a lidar com as forças externas do Segundo Aett, à medida que percorremos o caminho descrito no Primeiro Aett.

Tiwaz

Berkana

Ehwaz

Mannaz

A primeira runa do terceiro Aett representa o deus Tyr. É um símbolo de masculinidade, justiça, luta e lógica.

A segunda runa do terceiro Aett é um símbolo de feminilidade, fertilidade, cura, regeneração e nascimento.

O cavalo é o que representa a terceira runa do terceiro Aett. Seu significado é movimento, avanço, confiança e transformação.

A quarta runa do terceiro Aett simboliza individualidade, amizade, companheirismo, cooperação e assistência.

Laguz

Inguz

Dagaz

Othala

Esta quinta runa do terceiro Aett representa intuição, sentimentos, fluxo, renovação, sonhos, esperanças e medos.

A sexta runa do terceiro Aett simboliza conquista, expansão, transformação, bom senso e lar.

A sétima runa do terceiro Aett simboliza o despertar, a certeza, a iluminação, a conclusão e a esperança.

A última runa do terceiro Aett representa tudo relacionado à linhagem, DNA, posses, história, herança e valor geral.

Runas de nascimento

De acordo com a cultura nórdica, cada vez que nasce uma criança, as deusas do tempo, Nornir e Dissir, criam e conectam todos os aspectos da vida da criança. Os Nornir também dirigem o destino dos deuses e dos humanos, da mesma forma que as runas direcionam e revelam diversas características sobre nós.

As runas de nascimento determinam nossa personalidade e até mesmo nosso destino quando nascemos. Todo mundo tem uma runa de nascimento única que pode dizer muito sobre ele como pessoa.

Abra o chat e converse connosco
1
Precisa de ajuda?
Escanea el código
Olá, podemos ajudá-lo?